quarta-feira, 16 de maio de 2012

DOENÇAS PSICOSSOMÁTICAS

Observa-se que o processo do adoecimento ocorre como se obedecesse a uma necessidade do indivíduo, de tal forma que as doenças, ou a saúde, seriam “opções de vida do sujeito dono de seu corpo”. O processo de adoecer funciona como válvula de escape dos conflitos intrapsíquicos e emocionais
A doença não provém do exterior, o próprio ser humano a produz; o homem só se serve do mundo exterior como instrumento para ficar doente, escolhendo em seu inesgotável arsenal de acessórios psíquicos – ora um resfriado, ora uma dor de cabeça, e até doenças mais graves.

Em uma analogia entre o choro de uma criança e o adoecer de um adulto, uma vez que ambos se mostram como eficientes instrumentos para chamar a atenção de outros – podemos constar o pedido de ajuda par que lhe venham ao socorro e lhe cerquem de cuidados. Nesse sentido, deve-se observar o que o médico inglês, M. Balint, dizia, ao afirmar que: “as pessoas adoecem com alguém, para alguém ou por alguém”.

Os transtornos psicossomáticos têm seu papel central exercido pelas emoções, tendo em vista a origem do termo “psicossomático”, o qual remete às palavras gregas psyche (“mente”) e soma (“corpo”). Os sintomas das doenças psicossomáticas refletem perturbações fisiológicas.

O soma e a psique devem ser considerados interdependentes e inseparáveis 
A doença não tem um só sentido, o de provocar desarmonia psíquica. Há também o efeito inverso: a doença sendo uma consequência, um reflexo da vida do sujeito, de como ele vê a vida, se relaciona com o mundo e consigo mesmo, como se insere em sua realidade.
São os efeitos inversos, a mente como desencadeadora da doença no corpo.

As emoções básicas seriam três: medo, ira e amor. Delas, derivariam todas as outras. Assim, o ódio, a vingança, o ciúme, a inveja e o desprezo se relacionariam à ira. O espanto, a ansiedade, a aflição, o pesar  a perturbação e a intranquilidade estariam relacionados ao medo. De igual forma, a piedade, a tristeza, a afeição, a alegria, o entusiasmo e a excitação sexual derivariam do amor.

Chorar faz bem
A importância do choro para a saúde […] fica clara nas observações do doutor Fuy, bioquímico do Saint-Paul-Ramsey Center, nos Estados Unidos.
Segundo seus estudos, as crianças que nascem com disautonomia familiar (doença na qual há incapacidade para o choro) reagem, ao mais leve grau de ansiedade, com elevação da pressão arterial, urticária, sudorese profunda e salivação excessiva. Mesmo em adultos, as pessoas que sofrem de colite ou úlcera choram muito menos que aquelas que não apresentam esse distúrbio. A razão pela qual o choro é benéfico decorre da descarga muscular que provoca, dando vazão a toda tensão do corpo. 
Hipocondria
O hipocondríaco é o famoso maníaco por doenças. Injustamente condenado por “querer chamar a atenção”. Na hipocondria a pessoa não “quer” ficar doente, na realidade ele tem um medo absurdo de doença e tem tanto medo, pensa tanto nisso que acaba vendo doença onde absolutamente não tem nada. Na realidade você torna mais perceptível tudo o que mantém em seus pensamentos, por exemplo, você decidiu comprar um carro de certa marca de cor vermelha. À partir dai basta sair na rua e verá vários destes carros na cor vermelha. 
Desta mesma forma se uma pessoa estiver muito preocupada com uma epidemia de dengue, verá todos os mosquitos como sendo os da dengue em todo lugar.
Histérico ou Histriônico
Este sim quer chamar a atenção para si. Neste transtorno de personalidade a pessoa simplesmente se alimenta de atenção – “precisa” de que os outros lhe dêem atenção. Esta pessoa confunde silêncio com rejeição, pois acredita que se as pessoas estão simplesmente quietas a seu lado, elas não estão gostando de sua companhia. Esta pessoa só se sente aceita e querida se for o centro das atenções e, não há nada melhor do que uma doença para receber atenção alheia. Sendo assim as doenças são inventadas intencionalmente como uma das formas de chamar atenção.

Doenças de fundo emocional

Infertilidade. Sabemos de muitos casos de pessoas que queriam muito engravidar e não conseguiram. Foi só adotar uma criança que engravidaram.
Porque adotar uma criança facilita para que a mulher engravide? O que acontece é que a pessoa reduz a ansiedade. Ela se tranqüiliza, não cria expectativas e medo de não conseguir.
Uma boa terapia, poderia também controlar essa ansiedade e ela engravidaria. Ansiedade provoca infertilidade. Toda clínica de fertilização deveria ter um trabalho psicoterápico.
Toda doença, todo sintoma endócrino, cardiovascular, respiratório, gastrointestinal, imunológico, de pele, etc... possuem suas causas psicológicas. Então, alergia, infecções, falta de ar, taquicardia, tudo isso pode ser doença psicossomática. A terapia cognitiva comportamental é muito eficiente para esse trabalho, próxima a 100% de eficiência quando tratado com um profissional sério. É uma terapia breve, focada no problema e com resultados rápidos.

O que provoca uma doença psicossomática?

Inabilidade social, dificuldade em expressar seus sentimentos e necessidades, angustia, medos, raiva, depressão, ansiedade, fobias, enfim, todo sofrimento emocional debilita a pessoa como um todo.Há casos de pessoas que se trataram por anos com remédios para hipotiroidismo. Até que em psicoterapia descobre-se que esta pessoa se entregava muito mais do que recebia nos relacionamentos. Uma troca desigual. Se a pessoa mantiver essa “doação de si mesma” exagerada com o marido, família, amigos, todo mundo fará seu corpo adoecer.   Mas ao trabalhar estes pontos em psicoterapia aprenderá a controlar a agressão que sofrida e conseguirá controlar a doença, e o melhor, sem tomar remédio algum.

Doenças iniciadas por stress psicológico

Vão desde alergias, bulimia, infertilidade, infarto, diabetes e disfunções glandulares. As aflições psicológicas podem ser os eventos significativos na infância, como separação da criança da mãe, ou porque a mãe teve que se mudar, ou por força do trabalho, os abusos que a criança sofreu, abusos verbais ou físicos, coisas fortes que foram ditas à criança, ou bater na criança. Eventos estressantes, não só na infância, mas em qualquer fase da vida, morte de alguém próximo, mudança de trabalho, mudança de casa, ou insatisfação no trabalho, ou problemas com o marido, com o namorado, tudo isso pode estar desencadeando uma doença psicossomática.

Função do sintoma

– A dor possui uma função. Algo sofrido psicologicamente fica lá no inconsciente e achamos que fica esquecido, mas este arquivo agirá automaticamente em certas situações.e se você não trabalhar seu emocional, esse sofrimento pode encontrar uma forma de se manifestar, uma válvula de escape, que é o sintoma, que aos poucos vai fazendo seu corpo ficar doente.
Todo sintoma tem a mesma função, te alertar de que alguma coisa não está indo bem, que você tem que tratar essa coisa. A somatização também está te chamando para você prestar atenção em você mesmo, e ver o que está errado na sua vida: Seu relacionamento com colegas? Seu casamento? Insatisfação no trabalho? Dificuldade nos estudos? Olhe para isso. Trate o que tem que ser tratado. Trate o emocional, porque o corpo só está chamando a sua atenção para que você veja que o psicológico não está bem. Muitas vezes, quando você procura um médico com uma somatização, alguém diz que é “frescura”. Se o médico disse que você não tem nada, sofre duplamente, porque você sente que tem alguma coisa, mas não sabe o que é.

Nenhum comentário:

Postar um comentário