domingo, 16 de fevereiro de 2014


Responda estas questões abaixo e descubra!
1) Se sente inconformado muitas vezes - por situações de contrariedades?
2) Acredita que não pode fazer nada para sair daquele estado de negativismo?
3) Pensa com frequência apenas nas coisas negativas da sua vida?
4) Tem um pensamento constante de sentir-se vítima?
5) Se culpa por várias coisas que acontecem?
6) Tem uma tendência a ver, até nas coisas boas - algo de ruim que pode acontecer?
7) Vive na expectativa que as coisas e as pessoas estão sempre contra você?
8) Tem dificuldade de se perdoar das ações feitas?
9) Não enxerga nada ou pouca coisa, pelas quais pode se sentir grato?

Responda estas perguntas e perceba em si mesmo (a) se está padronizado numa condição de vítima e sofredor.
Saiba que se predominarem as respostas afirmativas, é sinal de que está bloqueando o seu caminho da prosperidade.

Abaixo as dicas para todas as situações:

1-    Quando acontecem coisas que não deseja, encare os fatos como fazendo parte de seu aprendizado. Se estiver vivendo aquela situação, é porque tem alguma coisa que precisa aprender. Permita-se buscar orientação, sugestão de outra pessoa. Saia daquele estado hipnótico de ver apenas o que queria que acontecesse. Faça coisas que possa levantar o seu humor e saber que a vida tem muitas coisas boas para você experimentar. Minimize o problema.

2-    Pare de colocar o sofrimento como padrão de sua vida. Acredite na vida e na sua capacidade de controlar suas emoções. Resista à frustração e vá caminhar ou fazer coisas que aumentem a sua autoestima. Se tiver que desabafar, chorar, - faça isso, mas não permita ficar muito tempo naquele estado de melancolia.

3-    Procure focar as coisas benéficas que fazem parte da sua vida, mas que muitas vezes não consegue ver. Ao invés de ver apenas as tristezas e as frustrações, veja as dádivas que possui. Não ignore as belezas e a abundância que está no mundo. Procure enxergar as soluções e não apenas os problemas.

4-    Sinta que embora não tenha as mesmas habilidades de outras pessoas que admira, você possui os seus dons. Desenvolva e aprimore-os. Pare de encontrar sempre uma justificação para comprovar a “sua teoria” - que por mais que se esforce o resultado será sempre negativo, seja porque os outros estão em vantagem, ou ao invés disso - porque você não tem as capacidades, os meios ou a inteligência dos outros. Não culpe os outros, porque quando não conseguir, passará a culpar a si mesmo. Esta atitude de culpar sua família, os seus amigos, a sua infância e tudo que te cerca, produz um estado crônico de vítima - que interferirá na sua prosperidade.

5-    Os vários acontecimentos de sua vida são parte do caminho evolutivo. Não faça destes fatos uma catástrofe irreversível para sua felicidade. A culpa afasta a sua alegria, o bom humor, a saúde e a prosperidade.

6-    Não tenha medo de buscar a felicidade e ser bem sucedido (a). Elimine o hábito de sofrer, que pode estar tão enraizado nos seus comportamentos e pensamentos que provoca o medo de perder aquilo que mais busca na vida. Permita fazer coisas prazerosas sem medo de ser feliz.

7-    Pare de se armar contra tudo, como se sentisse que cada vez que alguém está em desacordo consigo ou não gosta de algo que você fez, sente-se atacado ou perseguido. Nas situações em que não consegue atingir o que deseja, não se ponha na defesa – como se a vida estivesse contra a sua evolução.

8-    As ações praticadas devem servir para o seu aprendizado e não como instrumento de autopunição. Cuidado contra a síndrome do retrovisor, - em que você passa a olhar apenas o passado de suas ações e com isso perde o foco daquilo que pretende alcançar. As atitudes passadas, mesmo quando “erradas”, devem servir como referência, para que não se repita.

9-    Se a sua forma de olhar o mundo passou a ser tão sofredora que tanto as grandes coisas - como as pequenas coisas boas que lhe acontecem passam-lhe despercebidas, está na hora de ver as várias graças que possui. Seja agradecido (a) -  pela oportunidade de estar vivendo e aprendendo.

2 comentários:

  1. Edson, adorei seu texto e me ajudou bastante.
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernanda, grato pelo feedback. Espero que possa compartilhar dos outros trabalhos que realizo. Abç.

      Excluir