domingo, 16 de fevereiro de 2014


Sempre fomos levados a questionarmos sobre nosso destino e nosso livre arbítrio. Até que ponto conseguimos mudar uma situação que se apresenta para nós como algo muito determinado?Situações onde o   imponderado se manifesta repentinamente e sentimos aquela sensação de não conseguirmos mudar o rumo das coisas?Podemos afirmar que “tudo está determinado”?

As ações do passado se desdobram como uma sequência de pequenos fragmentos de nossa vida e isso parece levar a um destino imutável. Porém, a cada instante, podemos introduzir uma nova ação em nosso caminho, o que modificará aquele instante - introduzindo nele um novo elemento e de certa forma, modificando toda a trajetória .


Mas também se o momento presente não for mudado, se passarmos por ele de forma inconsciente ou agindo por reflexos condicionados, ele não se modificará, mantendo assim o mesmo padrão antigo, do passado para o futuro.Então, se o presente for modificado por uma nova ação, ele será também alterado, passando a ter um novo padrão, que aparecerá no futuro conforme a nova ação introduzida.


Cada momento contém todos os outros momentos, de uma forma compactada, embora cada instante tenha suas características próprias.Assim sendo, a modificação de um único fragmento deste trajeto, programará a modificação de todos os outros.


Concluindo, o determinismo e o livre arbítrio coexistem, uma vez que todos nós temos de seguir o caminho que construímos no passado - com nossas ações, mas ao mesmo tempo, podemos mudar a trilha antiga, com novas ações, lembrando de que as novas atitudes, embora modifiquem a rota, já não são novas ações no momento seguinte ao que são tomadas. Isso quer dizer que a mudança feita deverá continuar com os novos elementos, sem repetirem os arquivos antigos. Elas se incorporarão ao padrão modificado, passando a fazer parte dele.


Quanto mais amplitude o nível de consciência do ser humano, maior a o percentual de livre arbítrio que terá. E ao contrário, quanto mais primitivo for um ser humano, mais sua vida será guiada pelo determinismo.Ninguém sabe previamente o que pode e o que não pode ser mudado.Então temos que buscar as ferramentas adequadas para mudar para melhor o que pode ser mudado, ou no mínimo melhorar o que precisamos mudar.

Quando focamos nosso objetivo e o magnetizamos com nossa convicção, estamos profetizando a sua autorealização.Objetivos sagrados possuem muito mais força para se realizarem, pois estão em sintonia com as forças harmônicas do Universo. Mas isso não significa que não tenhamos que fazer nenhum esforço. Muitas vezes as dificuldades vêm testar nossa perseverança e nossa convicção, mas isso também faz parte de um propósito inteligente.

Por isso quando temos um objetivo muito claro e efetivo, ele não pode ser desviado pelas dificuldades e dúvidas. O que não quer dizer, que não temos que mudar as estratégias para facilitarem sua concretização.


Também é verdade que muitas vezes somos levados através do imponderável, a caminhos e destinos, que não temos muita consciência, mas que nos levam a encontrarmos nossos objetivos e missão de vida.


De uma forma consciente ou inconsciente, sempre somos levados a encontrarmos nossos objetivos de vida. E o grande mistério é que não sabemos de tudo que fará parte de nossa vida terrena, mas se nossa sintonia estiver em sincronicidade com a vida, tudo seguirá em harmonia. 


"Tudo aquilo que não enfrentamos em vida acaba se tornando o nosso destino".

                                                                             Carl Jung 

 “Senhor, dai-me força para mudar o que pode ser mudado...Resignação para aceitar o que não pode ser mudado...E sabedoria para distinguir uma coisa da outra”. 

                                                      S. Francisco de Assis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário